terça-feira, 6 de maio de 2014

Razões para NUNCA ir de bicicleta ao trabalho.

Este ano o Bike to Work Day (Dia de ir de bicicleta ao trabalho) cairá no próximo sábado, 10 de maio. Para evitar isso, foi alterado para o dia 9, sexta-feira. Se você está cogitando entrar nessa onda e ir de bicicleta ao trabalho amanhã, selecionamos nove motivos para tentar demovê-lo dessa ideia maluca! Aqui não é a Dinamarca!
Na Dinamarca só tem doido!
Texto original em http://www.huffingtonpost.com/brendan-leonard/biking-to-work_b_4426504.html
Traduzido pelo colaborador Pedro Guedes, arquiteto e mais um dos malucos que vai de bicicleta ao trabalho, costurando o engarrafamento. Chega suado sempre, com um sorriso boçal no rosto, ninguém aguenta mais.

------------------------------------------------------------

- Eu pedalei para todo os lugares dentro de uma distância de 6,5km da minha casa nos últimos 5 anos, incluindo todos os empregos que já tive - nunca precisei ir de carro ao trabalho em Denver. Acho pedalar estimulante, mas isso não significa que você devesse pensar o mesmo. Aliás, eis 9 razões pelas quais você não deveria nunca ir de bicicleta ao trabalho. Tenho certeza que você poderá pensar em outras.

1. Você teria que mudar completamente sua rotina.
Por favor. Deixar de lado dirigir 45 minutos até o trabalho, aquele tempo que te energiza para o dia que tem adiante? Nada mais de interação com todos aqueles motoristas divertidos, amigáveis e corteses nas ruas da cidade? Nunca mais ficar sentado num engarrafamento? Obras na pista? Trocar de faixa? Sem chance.

2. E se chover?
É, Sr. Trabalhador Pedaleiro Casca-Grossa, e se chover? Você é obrigado a pedalar sua bicicleta debaixo d’água voltando pra casa? O que você vai fazer quando chegar em casa parecendo um rato de esgoto? Isto é uma sociedade civilizada. Graças aos guarda-chuvas, corridas do carro ao escritório e às vezes um jornal sobre a cabeça, você não se molha fora do chuveiro desde 2007. Agora só falta alguém dizer que você pode levar uma capa de chuva na sua mochila - ou calças também. Que diabos é isso, um acampamento? Você apenas quer chegar no trabalho na hora.

3. O caminho de sua casa até o trabalho de bicicleta é suicídio.
Não existem ciclofaixas, ciclovias, bordos de pista ou mesmo calçadas, absolutamente nada disso da sua casa até o trabalho. Como assim você deveria encontrar ruas nas quais se possa pedalar, como ruas menos movimentadas, com limite de velocidade mais baixo ou áreas residenciais? Ou fazer desvios do seu caminho para achar uma rota mais ciclável? Não, obrigado. Você não tem tempo para essa merda.

Brad Pitt só pedala com seu hair stylist a tiracolo.
4. Você não pode usar capacete e detonar seu cabelo antes do trabalho
Fato: produtos de cabelo não são portáteis, e não são pensados para uso fora do seu banheiro de casa ou salão de beleza. E, convenhamos: seu corte de cabelo é uma obra de arte finíssima, e não algo que possa ser aprontado em 5, 10 ou até 30 minutos num banheiro qualquer de escritório. Você gasta muito tempo com seu cabelo, assim como Tony Manero. Não pode jogar tudo fora assim por causa de uma pedalada.

5. Você não tem a bicicleta ideal.
As suas únicas bicicletas são a Trek Madone e sua single-speed aro 29, nenhuma das duas vai dar certo. Você teria que ir atrás de comprar uma bicicleta exclusiva para transporte urbano, e essas custam no mínimo quanto, R$1.000? Pode perguntar aos trabalhadores que pedalam todo dia suas barras circulares por aí: elas não são nem um pouco baratas.


6. Você não pode chegar suado e fedendo no trabalho.
É um fato comprovado que depois que uma pessoa sua ao fazer exercícios, não é possível se recuperar a não ser que entre num chuveiro e lave tudo de novo. Outro fato: o suor humano é composto de mais de 90% de partículas fecais, e é por isso que você fede como um chiqueiro instantaneamente após iniciar qualquer exercício, e depois, as pessoas ao seu lado na esteira da academia começam a desmaiar como se tivessem inalado clorofórmio. Não que você possa simplesmente tomar uma ducha no trabalho, aliás, ou usar lenços umedecidos para se enxugar quando chega e tirar o mau cheiro. Seus colegas de trabalho ainda assim vão perguntar “Bob, o que diabos você fez, veio pedalando pro trabalho hoje? Com esse fedor, parece que estão destroçando um veado morto há uma semana dentro do seu cubículo”.

7. Você precisa ir à academia antes/depois do trabalho.
Como assim, você precisa carregar todo o seu material de trabalho E suas roupas de ginástica numa mochilinha enquanto pedala? Por favor. Assim, então, você pedala pro trabalho, pedala pra academia, depois ainda aguenta pedalar 45 minutos na ergométrica e depois pedala até em casa? Ridículo. Quem é você, Lance Armstrong? Acho que deveríamos apenas pedalar nossa bicicleta real e parar de ir à academia, mas somos brasileiros. Nós não malhamos na rua.

8. Você precisa usar gravata para trabalhar. Ou terno. Ou saia.
Como se não bastasse isso, é importante que você use a gravata/terno/saia desde o momento que sai de casa de manhã até quando chega em casa à noite. Não é concebível que haja uma forma de deixar parte das roupas no escritório, e as vestir depois que chegar lá, duas ou três vezes por semana. Além disso, sua combinação de terno/gravata é sempre tão específica que você não pode de forma alguma espalhar sua coleção de gravatas em dois locais. Onde diabos está minha gravata azul-safira? Preciso ver agora se ela combina com esses sapatos. E também, como se existisse alguma forma de pedalar de saia ou vestido?
Todo mundo cai de bicicleta. Fuja disso!

9. É perigoso demais
Você é capaz de se imaginar pedalando na rua com todos esses motoristas loucos passando perto de você, com nada para lhe proteger exceto talvez uma concha de plástico e isopor na sua cabeça? Você pode ser morto! A melhor coisa absolutamente é ficar na jaula protegida que é o seu carro, já que ninguém nunca morreu dentro de um automóvel. Dirigir é seguro.

Depois de tudo tão explicado, mastigado, ainda assim você quer dar uma de hipster? É pra se amostrar? Ok. Então veja De Bicicleta ao Trabalho ou Bike Anjo. Mas por favor, não espalha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário